top of page

Cuidado! O estresse pode afetar a sua vida e virar uma doença muito séria

O ritmo acelerado imposto pela sociedade atual, que está interligada à internet, é algo que tem preocupado milhares de trabalhadores. Além das cobranças pessoais e familiares, nas últimas décadas, foi entre as atividades laborais que a pressão aumentou. E tudo isso tem um preço. Centenas de milhares de trabalhadores estão adoecendo por estresse e fadiga. E o volume acumulado de estresse leva ao esgotamento total (físico e mental), que é conhecido na psicologia por síndrome de burnout.

O termo foi criado pelo psicólogo Herbert J. Freudenberger, em 1974. Tal síndrome pode prejudicar bastante a vida profissional também, dificultando inclusive a conclusão de tarefas e a concentração.

Apesar de ser bem semelhante ao estresse, o burnout se manifesta gradativamente e dura um longo período, enquanto o estresse é originado por situações específicas e não dura muito tempo. O burnout costuma ocorrer quando o estresse diário excessivo, aliado a fatores como poucas horas de sono, alimentação desregulada e uma dieta desequilibrada, começa a causar o esgotamento.

A boa notícia é que o corpo dá muito sinais até chegar ao limite, resultando no burnout. Conhecer esses sintomas permite que você identifique o esgotamento antes do ápice, facilitando a busca por alternativas para evitar que o pior aconteça. Algumas pessoas chegam a procurar um hospital e fazer diversos exames, mas não conseguem detectar o que há de errado. Antes que a crise atinja sua fase mais aguda, é importante observar as manifestações físicas e psicológicas que são avisos do corpo de que o limite está se aproximando. Os mais comuns são:

– perda de concentração; – problemas de memória; – irritabilidade; – mudanças frequentes de humor; – isolamento social; – pessimismo; – perda do apetite; – insônia; – tremores e palpitações; – dores de cabeça; – dores musculares; – problemas de pele e de cabelo; – vida sexual insatisfatória; – redução de produtividade; – problemas digestivos. Por isso, ao verificar sintomas é importante que você busque ajuda de um médico.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page